Logo
Notícias
Temas atuais da agenda previdenciária são debatidos em Seminário da ACIP
Postado dia 24/05/2018 às 17:20

Mais de 200 representantes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), municipais e estaduais, marcaram presença no XII Seminário Capixaba de Previdência, promovido pela Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (ACIP). O evento aconteceu nos últimos dias 17 (quinta) e 18 (sexta-feira), em Pedra Azul, Domingos Martins, região serrana do Estado. 

 

Diversos assuntos atuais da agenda previdenciária dos Servidores Públicos, relativos à administração dos RPPS, foram debatidos durante os dois dias de palestras, tais como Gestão Atuarial, Concessão de Benefícios, Investimentos, Pró-Gestão. “O principal objetivo desse encontro foi promover o fortalecimento e o aprimoramento dos regimes próprios, por meio de atualização de conhecimentos, troca de ideias, amplos debates com expositores conceituados, e, é claro, muita integração”, disse o presidente da ACIP, Adeval Irineu Pereira.

 

Palestras

 

Para abrir os trabalhos do primeiro dia do Seminário, representantes de instituições bancárias falaram sobre o cenário econômico do país e a influência da política na economia, taxa de juros, inflação, produto interno bruto (PIB), bem como abordaram as principais perspectivas de investimentos. Em seguida, a chefe da Secretaria de Controle Externo de Previdência e Pessoal do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC/ES), Simone Reinholz Velten, ministrou palestra intitulada “Prestação de Contas Anual (PCA)”. Na ocasião, ela prestou várias orientações e sanou dúvidas dos participantes.

 

Os presentes também tiveram a oportunidade de conferir apresentações referentes ao panorama previdenciário dos Regimes Próprios do Espírito Santo e à gestão atuarial do coordenador de Estudos e Diretrizes Atuariais, Econômicas e Contábeis da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRP)l/ Secretaria de Previdência (Sprev), Ciro Miranda, e da diretora de Previdência do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Wilma Gomes Torres, respectivamente.

 

Após essas exposições, foi a vez do auditor de Controle Externo do TCEES, Lyncoln de Oliveira Reis, ministrar palestra motivacional com o tema “E se eu perdesse meu emprego?”.  Ele, que também é coach, falou da formação de hábitos de excelência que tornam as pessoas melhores em tudo o que fazem, inclusive no trabalho.

 

O segundo dia do encontro contou com as explanações Questões relevantes na concessão de Benefícios, pela especialista em Direito do Estado, e autora do livro “Previdência Social: Aspectos Práticos e Doutrinários dos Regimes Jurídicos Próprios”, Magadar Rosália Briguet, e Pró-Gestão (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios), pelo procurador do Instituto de Indaiatuba/São Paulo, Douglas Figueiredo.

 

Destaca-se que o XII Seminário Capixaba de Previdência teve o apoio da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas Estadual, da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), e da Associação Nacional de Entidades e Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). 

Facebook Twitter Linkedin
Galeria de Imagens
XI Seminário Capixaba de Previdência
XI Seminário Capixaba de Previdência
XI Seminário Capixaba de Previdência
XI Seminário Capixaba de Previdência
XI Seminário Capixaba de Previdência
Informativo ACIP
Patrocínio
BB Banestes
Caixa-Economica Governo-Federal